O descarte de resíduos têxteis continua sendo um dos impactos ambientais mais graves da indústria da moda. Anualmente, quantidades expressivas de tecidos são descartadas em todo o mundo, enquanto apenas uma fração mínima é efetivamente reciclada. Esse padrão contribui significativamente para a poluição ambiental e a sobrecarga dos aterros sanitários, onde materiais têxteis podem levar séculos para se decompor.
No Grupo Malwee, os resíduos de corte são destinados a outras indústrias, que promovem a reutilização desses resíduos para a criação de novos fios e tecidos, mas o Instituto Malwee decidiu criar um programa para incentivar o reuso desses resíduos gerando, também, impacto social.
Deste desejo nasceu o Programa Menos Resíduo Mais Renda, que une sustentabilidade, impacto social e promoção da cultura artesanal ao transformar resíduos têxteis em renda e empoderamento feminino.
Por meio da capacitação de mulheres em técnicas de corte e costura e artesanato com a utilização de resíduos da indústria têxtil, além de formação em empreendedorismo, o Programa beneficia mulheres em todo o território nacional, por meio de parcerias com ONGs locais. O Grupo Malwee entra com a doação dos resíduos e o Instituto Malwee, em parceria com as ONGs locais, oferece capacitação e formação às beneficiárias do programa.
Além de contribuir para a geração de renda e para o uso sustentável dos materiais, o Programa promove também a valorização do artesanato como forma de manifestação cultural e contribui para a formação de grupos e coletivos de mulheres que se apoiam mutuamente, fortalecendo as comunidades em que atua.

Projeto Re.Criar – 2025
O Re.Criar é um projeto que une capacitação, sustentabilidade e geração de renda por meio da reutilização de resíduos têxteis.♻️✂️ Em São Paulo, as oficinas estão acontecendo com força total!

Saiba mais sobre Programa Menos Resíduo, Mais Renda
Os retalhos são utilizados em oficinas e cursos de capacitação, que permitem a mulheres a inserção na cadeia produtiva, o resgate da auto-estima e a geração de renda. O