Ateliê Instituto Malwee

Bonequinha Abayomi

Conheça o passo a passo deste artesanato que é muito simples e rápido de confeccionar seguindo as orientações da artesã Ivani Silva do Cedep de Florianópolis/SC acessando o link:

⏰ 5 minutos

✂️
Materiais usados:
– Fio de Malha Residual

💪💪💪 Fácil

Você conhece a história da bonequinha abayomi?

Talvez você conheça a história de que elas foram criadas por mulheres negras que as confeccionavam com pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos… Saiba que esta versão é um mito!

A criadora oficial das bonequinhas abayomi é Lena Martins, artesã maranhense nascida em 1950. Desde os 16 anos Lena já era envolvida com artesanato. Em 1987 ela foi convidada para trabalhar como animadora cultural em um projeto no Centro Integrado de Educação Pública – CIEP Luiz Carlos Prestes, seu trabalho era fazer o intercâmbio entre a comunidade escolar e a comunidade externa.

Ainda como animadora cultural, ela desenvolveu um projeto de confeccionar bonecas de palha de milho, porque, na verdade, ela não sabia exatamente o que ia fazer com os alunos. Quando começou a oferecer as oficinas, as crianças se apaixonaram pela atividade, pois eram bonecas muito fáceis de fazer, não necessitava de cola ou costura. O material usado na época, eram as palhas recolhidas das carroças dos vendedores de milho cozido dos arredores.

Em um momento de espera antes de dar outra oficina em uma escola, Lena decide fazer uma boneca para si mesma utilizando retalhos amontoados, quando os funcionários da escola chegaram, gostaram do que viram e perguntaram se aquela seria a oficina que ela daria. Ela apresentou a técnica e desde então não parou mais de fazer as bonecas.

Já o nome Abayomi se deu devido a uma amiga do Movimento Negro, que em sua gravidez decide que se fosse menina se chamaria Abayomi e se fosse menino seria Abebe Bikila. Como nasceu um menino elas acharam o nome Abayomi perfeito para colocar na boneca. Então virou “Abayomi Boneca Negra Sem Cola e Sem Costura”.

“Fortalecer a autoestima do povo preto é a base da Abayomi.” – Lena Martins

https://www.conexaolusofona.org/bonecas-abayomi-por-que-a-origem-romantizada-dura-mais/
https://www.lupadobem.com/conheca-a-verdadeira-origem-das-bonecas-abayomi/

Posts Recentes

plugins premium WordPress